SENTO-SÉ

        

        A uma distância de 689 km de Salvador, Sento-Sé fica na região norte da Bahia e é pouco conhecida pela maioria dos baianos.

        Situada às margens do lago de Sobradinho, na região do Baixo Médio São Francisco, a cidade é cercada de um lado pelo Velho Chico e do outro lado por belíssimas serras.

        O clima é semi-árido e a Vegetação é predominantemente do tipo caatinga.

        Foi fundada em 1832. Tem como fronteira os municípios de Campo Formoso, Casa Nova, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Morro do Chapéu, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Umburanas e Xique-Xique. Tantas cidades como divisa dão a dimensão da imensa extensão territorial de Sento Sé que possui 12.871 Km2 e é o 3º maior município do estado, em território, segundo dados da SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

        Sento-Sé tem uma historia bem peculiar. Está entre as cinco cidades que tiveram que ser inundadas por causa da construção da Barragem de Sobradinho.

        A nova Sento-Sé erguida em 1976, foi sendo pouco a pouco habitada pelos moradores da antiga sede, que submergiu às águas.

        Atualmente, Sento-Sé possui 25.461 habitantes, divididos entre a sede e o interior, segundo dados do IBGE.

        A economia da cidade de Sento-Sé é ainda muito humilde, o povo da cidade ainda depende muito do orçamento da prefeitura da cidade, uma cidade em que os jovens que desejam evoluir cultural e intelectualmente ainda necessitam sair para outros lugares.

        A cidade de Sento-Sé é muito calma e pacata, uma das suas principais riquezas é o Rio São Francisco que banha a cidade e provê alimento a boa parte de seus habitantes.