Saiba mais sobre a Maçonaria. Assim, não irá cometer a injustiça de falar incoerências sobre o que você ainda não conhece.

 

Basta clicar nos links abaixo. Você encontrará respostas para muitas perguntas. Um grande abraço.

 

Se você deseja saber algo mais que não encontre a resposta abaixo, envie-nos sua pergunta e a responderemos, em breve, inserindo a resposta logo abaixo: CLIQUE AQUI.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é Maçonaria?

        A Maçonaria é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a justiça social, o aclassismo, a humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade. É, portanto, uma sociedade iniciática, filosófica, filantrópica e educativa.

        Os Maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.

        Sendo uma associação iniciática utiliza diversos símbolos, dentre os quais alguns são conhecidos.

Quais são os requisitos para ser maçom?

        Não é absolutamente necessário ter formação acadêmica. Mas são fundamentais: boa vontade, perseverança, honestidade e sinceridade. Primeiramente você precisa obter contato através de Estudos e Pesquisas sobre a filosofia e o simbolismo maçônicos, com o intuito de reorganizar a sua vida e de acrescentar a ela os elementos necessários que proporcionam um meio mais completo de viver. Em seguida, você deve entrar em contato com algum maçom ou loja local demonstrando o seu interesse em ser aceito. Os passos seguintes acontecerão naturalmente. O Maçom com quem você entrou em contato lhe instruirá em tudo o que deve ser feito.

Em síntese:. Você precisa ser livre e ter bons costumes.

Qual o objetivo da Maçonaria?

        O principal objetivo da Maçonaria é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes. A moral é, para a Maçonaria, uma ciência baseada no entendimento humano. É a lei natural e universal que rege todos os seres racionais e livres. É a demonstração científica da consciência. E essa maravilhosa ciência nos ensina nossos deveres e a razão do uso dos nossos direitos. Ao penetrar a moral no mais profundo da nossa alma sentimos o triunfo da Verdade e da Justiça. A Maçonaria entende que a Virtude é a força que nos impele a fazer o bem em seu mais amplo sentido, é a força que nos impele ao cumprimento de nossos deveres para com a sociedade e para com a nossa família sem interesse pessoal.

Quais as origens da Maçonaria?

        A Maçonaria é a fraternidade mais antiga do mundo. Embora ninguém possa afirmar que saiba com certeza as suas origens, há evidências de que a Maçonaria que conhecemos hoje provavelmente originou-se das associações de pedreiros que construíram os castelos e catedrais da Idade Média. 

        Naquele tempo havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem lhe extrair forma ou polimento e o Freemason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.

        Costuma-se associar o nome "Maçonaria" à palavra maçonnerie, do francês, ou até mesmo masonry, do inglês, que significa "construção". Essa construção é feita pelo maçom em suas Lojas (Lodges), que imprime que por meio do aperfeiçoamento do homem se dá a construção de um mundo melhor. Alguns autores dizem que a palavra é mais antiga e teria origem na expressão copta Phree Messen (Franco-maçon), cujo significado é "filho da luz".

        Homens ilustres como Benjamin Franklin (Presidente dos EUA), George Washington (Fundador e Presidente dos EUA), Dom Pedro I (Imperador do Brasil) e Rui Barbosa (importante Político e Intelectual brasileiro), dentre outros, desempenharam importantes papéis enquanto membros da Maçonaria. De presidentes a astronautas, heróis do esporte a carpinteiros, CEOs e motoristas de ônibus, milhões de maçons têm feito o possível para que vivamos em um mundo melhor.

        Como maçons, a história, a tradição, o amor ao próximo, o trabalho, a fé, são conceitos centrais em nossas vidas.

        Segundo o Dicionário da Maçonaria, de Joaquim Gervásio de Figueiredo, no verbete Franco-maçonaria, "A Maçonaria foi fundada [oficialmente] em 24 de junho de 1717, em Londres". O termo maçon, segundo o mesmo Dicionário, provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro', e do alemão metz, 'cortador de pedra'.

A Maçonaria é uma religião?

Não. A Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens, no sentido mais amplo e elevado do termo e, nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção. Porém, se você perguntar se a maçonaria é religiosa, a resposta é: Sim. É religiosa porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO; é religiosa porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo. Estes fatores, indispensáveis para a interpretação lógica do Universo, formam a base de sustentação e são as grandes diretrizes de toda a ideologia e atividade maçônica.