ME SINTO HONRADO POR FAZER PARTE DESTA LOJA

17/10/2013 14:44

(Adaptação por Murillo Torres do Texto “Como quero minha Loja” de autoria desconhecida)

A minha Loja é um verdadeiro estado de espírito.

 

A minha Loja é um centro de solidariedade, onde todos sofrem as aflições de cada um e comemoram o justo regozijo de cada um.

 

A minha Loja é um templo azul, ungido pelo orvalho de Hermon, onde cada irmão pode chorar ou sorrir quando quiser. Onde sempre encontrará um coração franqueado à compreensão e a razão predisposta ao diálogo.

 

Em minha Loja eu posso ver todos os meus irmãos ouvindo as ideias uns dos outros e criticando, quando necessário, mas sempre de forma coerente e respeitável. Sem brigas.

 

A minha Loja é uma Loja livre, mas que ajuda a libertar.


A minha Loja é uma Loja igual, onde todos realmente se igualam.


A minha Loja é uma verdadeira assembleia onde é efetivamente possível debater com a liberdade e a simpatia que nem sempre estão presentes mundo profano.

 

A minha Loja é uma oficina onde todos aprendem juntos a compreender os desígnios do Grande Arquiteto Do Universo que é Deus.

 

Em minha Loja jamais prevalecerá apenas a vontade de alguns.


A minha Loja é uma Loja onde a maioria respeita as convicções da minoria, onde se cultiva a fraternidade, sinônimo do “Amor Incondicional” e do “Perdão Sem Restrições”.


A minha Loja é uma Loja dedicada à construção de um templo diverso do templo profano: um templo mais amigo, mais piedoso e, sobretudo, mais justo.

 

A minha Loja nunca foi uma Loja de elite, insensível e presunçosa.


A minha Loja é uma pequena comunidade, onde todos são líderes de suas próprias crenças, onde cada irmão perdoa os defeitos alheios na mesma medida em que pretende que lhe sejam desculpados os seus próprios erros.

 

Em minha Loja todos cumprem seus deveres não apenas porque está na lei e a lei assim o exige. Todos cumprem por amor e porque têm a plena convicção do seu dever maçônico para a realização da Grande Obra em busca da felicidade humana.


A minha Loja é uma Loja de cargos simbólicos, onde não há apenas contribuintes. Onde todos vem pelo puro prazer de vir.

 

A minha Loja é uma Loja que faz parte da vida de cada um, do credo de cada um, do modo de ser de cada um.

 

Em minha Loja os maçons merecem a caridade que fazem a si próprios e ao próximo, porque todos os seus membros são Verdadeiros Maçons em busca de alcançar a sua Pedra Polida.

 

Em minha Loja TODOS podem errar: Do Cobridor Externo ao Venerável Mestre. Afinal, todos os seus membros são seres humanos ainda em busca do aperfeiçoamento e, portanto, sujeitos aos erros, a equívocos, a contradições e até mesmo ilusões.

 

A minha Loja é uma opção de aprimoramento espiritual.

 

A minha Loja não é uma Loja de homens ricos.


A minha Loja é uma Loja onde ninguém se eleva senão pelo trabalho, onde ninguém se acomoda, onde todos são eternos insatisfeitos. Mas não apenas insatisfeitos por simplesmente demonstrarem insatisfação desmotivada e sem sentido. E sim, porque sabem que ainda podem evoluir e melhorar ainda mais do que já está. E para isso o seu trabalho e dedicação é totalmente indispensável.


Em minha Loja o segredo não precisa ser jurado e mesmo assim continua sendo segredo.


A minha Loja é uma Loja de pequenas dimensões e grandes obras, onde, um dia, poderá fazer com que meu filho, se torne meu irmão.

 

Se alguém quiser saber onde está localizada esta Loja, é muito simples: Ela está localizada bem aqui... Dentro do meu coração!

 

E é assim que todos nós deveremos pensar, afim de que essa Loja espiritual que pretendemos se transforme em realidade a cada dia.

 

“Louvada seja a Maçonaria que nos faz Irmãos”