LOJA MAÇÔNICA DEUS HARMONIA E AMOR REALIZA SESSÃO ESPECIAL COMEMORATIVA EM HOMENAGEM À PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

21/11/2013 12:32

[Por Murillo Torres]

 

Na última Terça (19), com a presença de 07 (sete) irmãos do Quadro, a Loja Maçônica Deus Harmonia e Amor nº 149, Oriente de Sento Sé - BA, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia - GLEB, converteu a sua Sessão Ordinária em uma Sessão Especial Comemorativa em homenagem à Proclamação da República.

 

Estiveram presentes à referida Sessão os seguintes irmãos: O Venerável Mestre, Pod.'. Ir.'. Murillo Torres da Silva Santos; O 2º Vigilante, Ir.'. Eron Leopoldo Schineider; O Orador, Ir.'. Sebastião Nilton Pereira Ribeiro Braga; O Secretário, Ir.'. Fillipe José Torres da Silva Santos; O Tesoureiro, Ir.'. Valmir Ferreira Nunes Ribeiro; O Mestre de Cerimônias, Ir.'. Jader da Rocha Sento Sé; e, O Mestre de Harmonia, Ir.'. Miguel de Souza Paes Landim.

 

Após as devidas substituições de cargos, a Sessão foi regularmente aberta. E, com a participação de todos os irmãos, um breve estudo histórico e social da Proclamação da República Federativa do Brasil foi realizado.

 

Dentre os pontos tratados, foram levantadas as seguintes questões: 1. A situação Política do Brasil na época da Proclamação; 2. A situação econômica do Brasil à mesma época; 3. As importantes lutas revolucionárias que culminaram com a Independência e, em conseguinte, com a Proclamação da República; 4. A participação efetiva da Maçonaria em todos os eventos que marcaram a época e que foram imprescindíveis às conquistas efetivadas, incluindo a Proclamação da República.

Foi uma brilhante Sessão. Todos os irmãos ficaram satisfeitos em relembrar uma parte tão importante da História do Brasil. E todos nós nos sentimos com nossas energias renovadas, principalmente pela honra que os nossos corajosos irmãos daquela época nos deram por terem sido tão importantes em importantes conquistas socias da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, renovamos o nosso compromisso, por relembrarmos a responsabilidade que nós temos, como maçons e como cidadãos brasileiros, de continuar lutando por um Pátria mais justa e mais igualitária.