FANATISMO E MATERIALISMO

25/10/2013 13:12

[Por Murillo Torres]

 

"(...) o Fanatismo e o Materialismo - um que tudo aceita e o outro que tudo nega. Sábio é aquele que se mantém tranquilo entre os dois extremos, e que confia na justiça eterna das coisas." (H.P. Blavatsky. A Doutrina Secreta, pg. 63, in fine)

Ora, não há nada mais perigoso do que seguir o caminho dos extremos.

 

Se não vejamos: O fanático acredita em tudo o que lhe dizem e jamais questiona, tornando-se - por si mesmo - limitado e incapacitado para encontrar a Verdade que Liberta, porque não busca a fé pela experiência pessoal. Sua fé é totalmente fundamentada em argumentos de terceiros.

 

Já o materialista em nada acredita. Tornando-se uma pessoa vazia de valores morais e espiritualistas. Limita-se, também, e jamais encontrará a Verdade que Liberta porque duvida de tudo e não tem fé nem mesmo em si próprio.

 

O Verdadeiro Sábio sempre encontrará o "meio termo" por que ele sabe: Precisa ter fé, afinal, ele é um ser espiritual. Mas, busca encontrar a Verdade que Liberta por meio de sua experiência pessoal com Deus - O Grande Arquiteto Do Universo.

 

E, ainda, ele jamais desconsiderará que está, também, inserido na dimensão do mundo material, portanto, possui necessidades físicas e limitações tais que necessita vencer. Somente assim encontrará o seu Caminho. O Caminho da Verdade. A Verdade que Liberta. Afinal, ele tem consciência plena de que ele próprio é uma Alma que possui um corpo e não um corpo que tem Alma.