22 DE FEVEREIRO: DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM

22/02/2014 10:58

(Por Murillo Torres)


Todos os anos, no dia 22 de Fevereiro, é comemorado o Dia Internacional do Maçom.

Esse dia representa uma homenagem a todos os maçons espalhados sobre face da Terra e – ao mesmo tempo – é uma celebração de existência da Maçonaria, cuja origem se perde nas brumas do tempo.

O Dia Internacional do Maçom não deve carregar em si o significado de “dia especial para a prática de atitudes maçônicas”, mas, sim, como dito antes, uma representação de uma data comemorativa para prestar uma justa homenagem a todo Maçom e à Maçonaria Universal. Vez em que, todos os dias, o maçom deve trabalhar em sua lapidação interior. Tendo em vista que a Construção do seu Templo Interno é um trabalho que leva tempo e exige muita dedicação de sí.

Essa data foi escolhida em homenagem ao aniversário de um Ilustre Irmão Maçom, George Washington, principal artífice da independência dos Estados Unidos e seu primeiro presidente. Inclusive, ao assumir o mandato, em 1789, prestou seu juramento constitucional sobre a Bíblia da Loja Maçônica em que era Venerável Mestre.

Foi em 22 de fevereiro do ano de 1994, após dois dias de evento, em Washington, Capital dos Estados Unidos, em uma reunião de Grãos-Mestres, que foi aprovada – por unanimidade – a sugestão do Poderoso Irmão Fernando Paes Coelho Teixeira, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Portugal de estabelecer formalmente um Dia Internacional do Maçom, bem como, que esse dia deveria ser o dia 22 de fevereiro, em homenagem a George Washington, conforme explicamos antes.

Na referida Assembleia, estiveram presentes as seguintes Grandes Lojas: (i) Grande Loja Unida da Inglaterra; (ii) Grande Loja de Portugal; (iii) Grande Loja Nacional Francesa; (iv) Grande Oriente da Itália; (v) Grande Loja das Filipinas; (vi) Grande Loja da Grécia; (vii) Grande Loja do Irã; e, (viii) Grande Oriente do Brasil.