SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA MUNICIPAL DE SENTO SÉ EM HOMENAGEM AO DIA DO MAÇOM

22/08/2013 22:53

Por razões administrativas e regimentais, não foi possível a realização de uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Maçom na Câmara Municipal de Sento Sé no Dia 20 de Agosto. Porém, hoje (22.08), sendo o dia regulamentar de Sessão da Câmara, foi realizada uma Sessão Especial inserida na Sessão Ordinária da Câmara.

A Sessão contou com a presença de 09 (nove) vereadores: o Senhor Presidente Vereador Moacir Martins dos Santos; o Senhor Vereador Julliano Afonso dos Santos Carvalho (autor do requerimento, em atendimento à solicitação do nosso Venerável Mestre Ir.'. Murillo Torres); o Senhor Vereador Rudival Caetano Damaceno Silva; o Senhor Vereador Uemerson Almeida dos Santos; o Senhor Vereador João Borges Batista de Almeida; o Senhor Vereador Hipólito Domingos dos Santos; o Senhor Vereador José Benedito Custódio Pacheco; a Senhora Vereadora Darling dos Santos da Silva (Darling do Pirí) e o Senhor Vereador Hilton Muniz Oliveira (Hilton da Aldeia).

 

Estiveram presentes à Sessão os seguintes irmãos: O Venerável Mestre Pod.'. Ir.'. Murillo Torres da Silva Santos; o 1º Vigilante, Ir.'. Simão Pedro da Silva Filho; o Venerável de Honra, Pod.'. Ir.'. Domingos Manoel Liberato dos Santos; o Tesoureiro, Ir.'. Valmir Ferreira Ribeiro Nunes; o Mestre Arquiteto, Ir.'. Miguel de Souza Paes Landim; o Ap.'. Maçom, Ir.'. Jader da Silva Sento Sé.

Registramos ainda a presença ilustre de muitos cidadãos sentoseenses que abrilhantaram a nossa Sessão solene. Seria impossível nominar a todos, mas, gostariamos de citar alguns, com o nobre desejo de que toda a sociedade de Sento Sé, que esteve presente, se sinta representada por meio destes aqui citados: Sargento Lustosa; Sr. Oziel Amaral; Sr. José Elias; Sr. Francelino Carvalho; Dr. José Claudio; Sr. Laurenço Aguiar; Sr. Manoel de Carvalho Filho; Sra. Wildes Sento Sé e Sra. Luciana Braga.

Após a abertura dos trabalhos pelo Presidente e demais trâmites, determinados à ordem da Sessão, exigências regimentais, o Senhor Presidente, Vereador Moacir Martins dos Santos convidou o Venerável Mestre da Loja Maçônica Deus Harmonia e Amor para fazer o seu pronunciamento em homenagem ao Dia do Maçom, concedendo-lhe 20 minutos.

O Venerável Mestre proferiu um belíssimo pronunciamento em apenas 16 minutos, conforme a seguir, "ipsis litteris":

PRONUNCIAMENTO DO DR. MURILLO TORRES – VENERÁVEL MESTRE DA LOJA MAÇÔNICA DEUS HARMONIA E AMOR Nº 149, NA CÂMARA MUNICIPAL DE SENTO SÉ, EM HOMENAGEM AO DIA DO MAÇOM, EM 22.08.2013.

 

SENHOR PRESIDENTE MOACIR MARTINS DOS SANTOS, PERMITA-ME, VOSSA EXCELÊNCIA, QUE, EM DECLINANDO O SEU NOME EU POSSA SAUDAR A TODAS AS AUTORIDADES AQUI PRESENTES, INCLUINDO OS SENHORES VEREADORES QUE AQUI COMPÕEM CONDIGNAMENTE ESTA MESA. QUE VOSSAS EXCELÊNCIAS SE SINTAM ABRAÇADAS PELA MAÇONARIA;

 

RESPEITABILÍSSIMO MESTRE PODEROSO IRMÃO DOMINGOS MANOEL LIBERATO DOS SANTOS, VENERÁVEL DE HONRA DA NOSSA LOJA MAÇÔNICA, PERMITA-ME QUE EM DECLINANDO O SEU NOME EU POSSA SAUDAR A TODOS OS IRMÃOS MAÇONS AQUI PRESENTES;

 

SENHORAS E SENHORES;

 

ANTES DE INICIARMOS O NOSSO PRONUNCIAMENTO, GOSTARÍAMOS DE AGRADECER AO SENHOR PRESIDENTE VEREADOR MOACIR MARTINS DOS SANTOS PELO ESPAÇO CONCEDIDO DENTRO DESTA SESSÃO ORDINÁRIA PARA A REALIZAÇÃO DE UMA SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA DO MAÇOM. AGRADECEMOS TAMBÉM AO SENHOR VEREADOR JULLIANO AFONSO DOS SANTOS CARVALHO, POR TER SIDO O AUTOR DO REQUERIMENTO. MUITO EMBORA SAIBAMOS QUE O DIA DO MAÇOM FOI COMEMORADO NO DIA 20 DE AGOSTO, CABE A NÓS COMPREENDER QUE A BOA VONTADE DESTA CASA JÁ NOS É SUFICIENTE. AFINAL, TEMOS PLENA CERTEZA DE QUE SÓ NÃO FOI POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DA SESSÃO ESPECIAL CONFORME A NOSSA SOLICITAÇÃO NO PRÓPRIO DIA 20, EM VIRTUDE DAS LIMITAÇÕES REGIMENTAIS E ADMINISTRATIVAS INTERNAS.

 

ENFIM, HOJE ESTAMOS AQUI PARA CUMPRIR UM DEVER (I) MORAL, (II) SOLENE E TAMBÉM (III) ESPIRITUAL.

 

(I) MORAL PORQUE SER MAÇOM É ESTAR COMPROMETIDO COM A FELICIDADE HUMANA. E SE ESTAMOS AQUI COMEMORANDO O DIA DO MAÇOM, ESTAMOS FAZENDO MAÇONARIA. ESTAMOS CUMPRINDO UM DEVER MAÇÔNICO. ESTAMOS, PORTANTO, CUMPRINDO UM DEVER MORAL.

 

(II) SOLENE PORQUE SER MAÇOM É CURVAR-SE ÀS REGRAS EMANADAS PELO PODER PÚBLICO. A MAÇONARIA E O MAÇOM DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM A LEGALIDADE DOS SEUS ATOS. ISTO É, COM AS LEIS VIGENTES NA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, COM AS LEIS INTERNACIONAIS A QUE A NOSSA REPUBLICA SE SUBORDINE, ENQUANTO PAÍS SIGNATÁRIO E PORQUE NÃO DIZER, COM AS LEIS MUNICIPAIS. PORTANTO, NÃO PODERÍAMOS ESTAR COMEMORANDO O NOSSO DIA EM UM LUGAR MELHOR DO QUE NESTA CASA. A CASA QUE REPRESENTA O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.

 

(III) E ESTAMOS CUMPRINDO, COMO EU DISSE, UM DEVER ESPIRITUAL. ESPIRITUAL, SENHORAS E SENHORES, PORQUE SER MAÇOM É NÃO SE CONFORMAR COM O STATUS QUO DA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE. NÃO SE CONFORMAR COM O PARADIGMA DO RELIGARE. ISTO É, COM A ABSURDA MENTIRA QUE INVENTARAM DE QUE O HOMEM DEPENDE DE ALGUMA OUTRA COISA PARA SE CONECTAR COM DEUS. NÓS NUNCA ESTIVEMOS DESLIGADOS DE DEUS. DEUS, NA VERDADE, ESTÁ DENTRO DE CADA UM DE NÓS. E O TRABALHO DA MAÇONARIA É JUSTAMENTE O TRABALHO DE DESPERTAR A HUMANIDADE PARA ESSA VERDADE: A VERDADE QUE LIBERTA! A VERDADE QUE JESUS TANTO PREGOU, DIZENDO: “E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!” MAS, QUE, NA VERDADE, MUITOS ESTÃO SENDO APRISIONADOS, EM VEZ DE LIBERTADOS, POR MEIO DESTAS MESMAS PALAVRAS, USADAS POR PSEUDO-LÍDERES RELIGIOSOS DE PSEUDO-RELIGIÕES.

 

QUEM DIRIA? UTILIZANDO AS MESMAS PALAVRAS QUE O GRANDE MESTRE NOS ENSINOU!!! DEUS, MEUS QUERIDOS, ESTÁ ADORMECIDO DENTRO DE NÓS!!!

 

A MAÇONARIA É UMA ORGANIZAÇÃO QUE TEM ORIGEM NA MAIS REMOTA ANTIGUIDADE. ELA É CONSIDERADA POR MUITOS UMA SOCIEDADE SECRETA, MAS, NA VERDADE, PARA NÓS ELA É APENAS DISCRETA. SEUS MEMBROS, HOMENS LIVRES E DE BONS COSTUMES, RECONHECEM-SE ENTRE SI COMO IRMÃOS E DEFENDEM PRINCÍPIOS COMO A LIBERDADE, A IGUALDADE E A FRATERNIDADE, E BUSCAM NO CONVÍVIO DIÁRIO E NOS TRABALHOS DA “LOJA” O SEU APERFEIÇOAMENTO MORAL E ESPIRITUAL, O COMBATE À IGNORÂNCIA E A BUSCA POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E PERFEITA.

 

NO DIA 20 DE AGOSTO, NÓS COMEMORAMOS O DIA NACIONAL DO MAÇOM. E TALVEZ MUITOS ESTEJAM SE PERGUNTANDO POR QUE NO DIA 20 DE AGOSTO? QUAL SERIA A IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA O MAÇOM?

 

ESSA DATA É MUITO IMPORTANTE NÃO APENAS PARA NÓS MAÇONS. NA VERDADE, A SUA IMPORTÂNCIA POSSUI UMA GRANDE RELEVÂNCIA PARA TODOS NÓS BRASILEIROS. AFINAL, FOI NO DIA 20 DE AGOSTO DE 1822 QUE FOI REALIZADA UMA SESSÃO HISTÓRICA DENTRO DE UMA LOJA MAÇÔNICA DO RIO DE JANEIRO. FOI NESSA REUNIÃO MAÇÔNICA QUE FOI ARTICULADA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ANTES MESMO DO GRITO DE INDEPENDÊNCIA PELO NOSSO IRMÃO D. PEDRO I, ÀS MARGENS DO IPIRANGA, NO DIA 07 DE SETEMBRO. FOI NO DIA 20 DE AGOSTO, SENHORAS E SENHORES, QUE ALGUNS DOS NOSSOS IRMÃOS VALOROSOS DECIDIRAM O DESTINO DA NOSSA NAÇÃO. POR ISSO, ESSA DATA É UM MARCO PARA NÓS MAÇONS E TAMBÉM PARA TODOS OS BRASILEIROS.

 

EIS AQUI UMA BREVE CRONOLOGIA DA ÉPOCA, ORGANIZADA PELO PADRE BELCHIOR, CONFIRMANDO A INTIMA LIGAÇÃO DA MAÇONARIA COM A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL:

 

02.08.1822. INICIAÇÃO DO PRÍNCIPE REGENTE, D. PEDRO I, COMO MAÇOM, NA LOJA MAÇÔNICA “COMÉRCIO E ARTES”;

 

20.08.1822. PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA VOTADA NAS SESSÕES DA MAÇONARIA E POR EDITAIS DO SENADO E DA CÂMARA DO RIO DE JANEIRO;

 

07.09.1822. O GRITO DE “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”, DADO PELO PRÍNCIPE REGENTE ÀS MARGENS DO YPIRANGA;

 

04.10.1822. POSSE DO PRÍNCIPE REGENTE COMO GRÃO MESTRE DA MAÇONARIA DO BRASIL, A PROCLAMAÇÃO DO IMPÉRIO E A ACLAMAÇÃO DO PRÍNCIPE A IMPERADOR CONSTITUCIONAL DO BRASIL E SEU DEFENSOR PERPÉTUO E DESIGNAÇÃO DO DIA 12 DO MESMO MÊS PARA SE TORNAR PUBLICO E OFICIAL ESSE ATO.

 

A HISTÓRIA NOS MOSTRA QUE DESDE OS PRIMÓRDIOS A MAÇONARIA TEVE UM PAPEL PREPONDERANTE NAS LUTAS PELA LIBERDADE DOS POVOS E DAS NAÇÕES. VEJAMOS ALGUNS EVENTOS IMPORTANTES E DECISIVOS QUE TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO ATIVA DA MAÇONARIA, NO BRASIL E NO MUNDO:

 

  1. EM 04 DE JULHO DO ANO DE 1776, FOI PROMULGADA A DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, REDIGIDA PELO ADVOGADO E MAÇOM THOMAS JEFFERSON, TENDO TAMBÉM SE DESTACADO OS MAÇONS BENJAMIN FRANKLIN E GEORGE WASHINGTON, ESTE ÚLTIMO TORNANDO-SE O PRIMEIRO PRESIDENTE AMERICANO;

 

  1. A REVOLUÇÃO FRANCESA ENTRE OS ANOS DE 1789 E 1799, QUE ALTEROU O QUADRO POLÍTICO E SOCIAL DA FRANÇA, TEVE PARTICIPAÇÃO IMPORTANTE DE MAÇONS. ESTÁ ENTRE AS MAIORES REVOLUÇÕES DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E É CONSIDERADA COMO O ACONTECIMENTO QUE DEU INÍCIO À IDADE CONTEMPORÂNEA;

 

  1. NA AMÉRICA LATINA, A MAÇONARIA CONTRIBUIU DE FORMA DECISIVA PARA A INDEPENDÊNCIA DA ARGENTINA, BOLÍVIA, E OUTROS PAÍSES, QUE FOI REPRESENTADA PELA ATUAÇÃO FIRME E CORAJOSA DOS IRMÃOS SAN MARTIN E SIMON BOLÍVAR;

 

  1. NO BRASIL, A MAÇONARIA ESTEVE PRESENTE EM MOMENTOS IMPORTANTES DA NOSSA HISTÓRIA COMO NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA, CUJO LÍDER FOI O IRMÃO BENTO GONÇALVES DA SILVA E NA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, CUJA RESPONSABILIDADE PELA CHEFIA DO MOVIMENTO FOI ASSUMIDA PELO IRMÃO MAÇOM JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, O "TIRADENTES";

 

  1. A INDEPENDÊNCIA BRASILEIRA NO DIA 07 DE SETEMBRO DE 1822, ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA COM A FUNDAÇÃO DA MAÇONARIA NO BRASIL, COMO EU DISSE ANTES, E QUE TEVE COMO PRIMEIRO GRÃO-MESTRE O IRMÃO JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADE E SILVA, O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA. OS IRMÃOS JOAQUIM GONÇALVES LEDO, JOSÉ CLEMENTE PEREIRA E JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADE E SILVA PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO MOVIMENTO QUE LEVOU DOM PEDRO I, QUE FOI INICIADO NO DIA 02 DE AGOSTO DE 1822, A PROCLAMAR O BRASIL INDEPENDENTE DE PORTUGAL. OS MAÇONS TAMBÉM PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E DE TODOS OS MOVIMENTOS DE REDEMOCRATIZAÇÃO QUE FORAM VIVENCIADOS PELA NAÇÃO BRASILEIRA.

 

MAS, ALGUÉM AINDA PODERIA PERGUNTAR: PORQUE SERÁ QUE EM MEIO A TANTAS CONQUISTAS E REALIZAÇÕES AINDA É MUITO COMUM EXISTIR TANTO PRECONCEITO CONTRA A MAÇONARIA E CONTRA OS MAÇONS? PORQUE SERÁ QUE AINDA SE OUVE DIZER QUE MAÇONARIA É CULTO A SATANÁS?

 

NÓS ESTAMOS AQUI HOJE, TAMBÉM, PARA RESPONDER A ESTAS E A OUTRAS PERGUNTAS. INFELIZMENTE, A VERDADE NEM SEMPRE AGRADA A TODOS, MAS, NÃO NOS FURTAREMOS DE DIZÊ-LA, MESMO ASSIM:

 

AFINAL, SE SENTO SÉ CONHECER A VERDADE SENTO SÉ SE LIBERTARÁ!

 

NO PERÍODO DA IDADE MÉDIA. ÉPOCA EM QUE O PODER ABSOLUTISTA DO CLERO E DOS REIS PUNIAM COM A MORTE AQUELES QUE TENTAVAM LEVAR ATÉ MESMO UM POUQUINHO DE LUZ AO POVO. AQUELES QUE TINHAM COMPROMISSO COM A VERDADE, NÃO TEMIAM NEM MESMO A PRÓPRIA MORTE. ALGUNS, ADVINDOS ATÉ DOS QUADROS ECLESIÁSTICOS DA PRÓPRIA IGREJA, PRODUZIRAM UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO NO CAMPO FILOSÓFICO E A MAÇONARIA ACOLHEU EM SEUS QUADROS IMPORTANTES E ILUSTRES PERSONALIDADES, QUE ENCONTRARAM NA SEGURANÇA E SIGILO DOS SEUS TEMPLOS, O ESPAÇO ADEQUADO PARA O DEBATE LIVRE E O DESENVOLVIMENTO E PRÁTICA DE IDEIAS TRANSFORMADORAS. PORÉM, A INTOLERÂNCIA, A RESISTÊNCIA E O RECEIO DAQUELES QUE DETINHAM O PODER E, CERTAMENTE, O MEDO DE PERDÊ-LO, EM DECORRÊNCIA DO RECEIO DE NÃO CONSEGUIREM CONTINUAR SUBJUGANDO AS MASSAS POR MEIO DO OBSCURANTISMO E DA IGNORÂNCIA, FEZ COM QUE ELES UTILIZASSEM DE UMA ARMA ARDILOSA, SUTIL E IMPIEDOSA QUE ELES CRIARAM DE FORMA ASTUTA CONTRA A MAÇONARIA: SATANIZAR A MAÇONARIA E TODOS OS SEUS SÍMBOLOS. ESSA CULTURA SATÂNICA SE PROPAGOU DE MANEIRA TÃO FORTE E EFICIENTE, PARA O FIM A QUE ELES PRETENDIAM E O DESTINARAM, QUE ATÉ NOS DIAS DE HOJE SE REFLETE E SE PROPAGA NA SOCIEDADE. TORNANDO-SE UM CICLO MUITO DIFÍCIL DE SE QUEBRAR. DE FORMA QUE, ATÉ HOJE, NA CABEÇA DE PESSOAS DE POUCA INTELIGÊNCIA, SE TORNA UMA BARREIRA INTRANSPONÍVEL.

 

UM EXEMPLO PRÁTICO DISSO QUE ESTAMOS FALANDO É O SÍMBOLO DO CAIXÃO, PRESENTE EM ALGUNS LIVROS DE MAÇONARIA: PARA O MAÇOM, APENAS LHE FAZ LEMBRAR SOBRE O CICLO DA VIDA: NASCER, ENVELHECER E MORRER, PARA QUE O MESMO REFLITA COM O OBJETIVO DE BUSCAR O SEU APERFEIÇOAMENTO MORAL E ESPIRITUAL, LEMBRANDO-LHE QUE EXISTE UMA VIDA FUTURA APÓS A MORTE, ISTO É, A VIDA ETERNA. MAS, JÁ OS ANTI-MAÇONS INSISTEM EM ATRIBUIR A ESTE SÍMBOLO CONOTAÇÕES SATÂNICAS, SEM SENTIDO E SEM PROPÓSITO.

 

TUDO ISSO TEM GERADO MUITAS CURIOSIDADES E DÚVIDAS SOBRE AS ATIVIDADES DOS MAÇONS. MAS, NA VERDADE, NÃO EXISTE NENHUM SEGREDO SOBRE AS NOSSAS ATIVIDADES, APENAS DISCRIÇÃO. O FATO É QUE NÃO SOMOS FALASTRÕES. MAS, QUALQUER UM PODE DESCOBRIR ONDE NOS REUNIMOS E QUAL O DIA E HORÁRIO DAS NOSSAS REUNIÕES E EM NOSSOS SITES OFICIAIS NÓS DIVULGAMOS MUITO DO QUE NÓS FAZEMOS EM NOSSAS SESSÕES. POR EXEMPLO, O SITE DA NOSSA LOJA É WWW.LOJA149.WEBNODE.COM.BR. BASTA ACESSÁ-LO PARA FICAR TOTALMENTE INTEIRADO SOBRE TUDO SOBRE MAÇONARIA. QUALQUER UM PODE PERCEBER QUE NÃO CULTUAMOS A SATANÁS, COMO MUITOS DIZEM POR AÍ. AO CONTRÁRIO, O LIVRO QUE NÓS UTILIZAMOS EM NOSSAS REUNIÕES É A BÍBLIA SAGRADA. O QUE NA VERDADE EXISTEM SÃO MUITOS MITOS SOBRE NÓS. POR EXEMPLO, UM DOS MAIORES MITOS QUE EXISTEM É O DE QUE VOCÊ VAI FICAR RICO QUANDO INGRESSAR NA MAÇONARIA, OU DE QUE, A MAÇONARIA É UMA ASSOCIAÇÃO DE AUTOAJUDA EM QUE AS PESSOAS ENTRAM PARA TER ALGUMA COBERTURA. ISSO NÃO É VERDADE.

 

O MAÇOM É UM VERDADEIRO OBREIRO DA SOCIEDADE. SEU TRABALHO É BUSCAR O SEU APERFEIÇOAMENTO MORAL E ESPIRITUAL E, EM CONSEGUINTE, BUSCAR A FELICIDADE HUMANA. ESSE É O VERDADEIRO PAPEL DO MAÇOM E DA MAÇONARIA.

 

SE TIVER ALGUÉM AQUI QUE AINDA NÃO SEJA MAÇOM, MAS QUE SEJA LIVRE E DE BONS COSTUMES, QUE SEJA HOMEM DESPROVIDO DE MEDO PARA O TRABALHO E DESPROVIDO DE QUALQUER SENTIMENTO NEGATIVO, SEM INTERESSES PESSOAIS, MAS QUE ESTEJA DISPOSTO A AJUDAR A SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO, PORQUE ESTÁ PREOCUPADO COM O BEM COMUM, POR FAVOR ME PROCURE! ESSE, SIM, SERÁ UM VERDADEIRO MAÇOM.

 

Em seguida, o Senhor Presidente, Vereador Moacir Martins dos Santos, parabenizou o Venerábel Mestre por seu pronunciamento e a todos os maçons presentes pelo seu dia. Ato contínuo, concedeu a palavra aos seguintes vereadores que passaram a pronunciarem-se sobre o tema da Sessão, conforme a seguir:

 

O Senhor Vereador Julliano Affonso dos Santos Carvalho pronunciou-se parabenizando o Venerável Mestre Dr. Murillo Torres, dizendo que havia pesquisado um pouco sobre maçonaria e que já sabia que certamente era algo bom, mas, que a explicação do Venerável foi completa e que depois de uma explicação como essa não há como alguém ter dúvidas de que a maçonaria é realmente uma instituição necessária e positiva para Sento Sé. "Parabéns para os Maçons de Sento Sé. Continuem trabalhando em prol na nossa sociedade", finalizou o vereador Julliano.

 

O Senhor Vereador João Borges Batista de Almeida parabenizou os maçons presentes e disse que antes dessa Sessão também imaginava, quando ouvia falar de maçonaria, que maçonaria era "coisa do diabo", mas, depois de hoje, suas ideias sobre a maçonaria haviam mudado completamente. Acrescentou ainda que também não seria possível realmente a maçonaria ser uma coisa ruim, afinal, como seria possível o Prof. Domingos Liberato sair de uma igreja evangélica para gerenciar uma instituição satânica. "Hoje eu tirei todas as dúvidas que eu tinha e tenho plena certeza que a maçonaria é uma coisa boa para Sento Sé", finalizou o vereador João Borges.

 

O Senhor Vereador Uemerson Almeida dos Santos parabenizou a todos os maçons pelo seu dia e saudou a todos em nome do Venerável Mestre Dr. Murillo Torres, parabenizando-o por seu pronunciamento.

 

O Senhor Vereador José Benedito Custódio Pacheco parabenizou os maçons "em nome do amigo Murillo Torres", disse, enfatizando a importância de um pronunciamento como esse para esclarecer as pessoas sobre o verdadeiro papel do maçom e da maçonaria. "Tenho certeza que nós estamosmais esclarecidos sobre o assunto", finalizou o vereador José Benedito.

 

E não havendo mais Oradores para fazerem uso da palavra, o Presidente deu por encerrados os trabalhos que transcorreram em paz.