SER INICIADO

24/10/2013 21:23
[Enviado por Saullo Torres - M.'.M.'. da ARLS Deus Harmonia e Amor n. 149]







Ser um iniciado não significa ser um maçom, há quem passe uma vida inteira na maçonaria sem conseguir ser um maçom. Ser iniciado, na maçonaria, é assumir o dever de procurar dimensionar e viver uma nova situação social mais humana e progressista, que leve o planeta a uma melhor condição de vida, ser justo e perfeito na condução desse dever, estando todo o tempo voltado para sua lapidação interior e para o melhor aperfeiçoamento do ser humano universal. Estar na maçonaria, ser um iniciado, é de imediato absorver e se adequar as seguintes condições básicas: 

1. Ser honesto; 
2. Ser sincero; 
3. Ser fiel; 
4. Ser patriota;
5. Ser justo;
6. Ser trabalhador;
7. Ser organizado;
8. Ser estudioso;
9. Ser um líder.

Isso é ser um iniciado, é condição primária para estar na maçonaria. Ser maçom é outra coisa. Ser maçom envolve, além disso, tudo, uma condição espiritual e filosófica onde ainda vem-se a somar:

10. Ser fraterno;  
11. Ser tolerante;
12. Ser apaziguador;
13. Ser caridoso;
14. Ser humilde;
15. Ser compreensivo;
16. Ser generoso;
17. Ser educado;
18. Ser um bom exemplo.

Esses 18 ingredientes juntos, misturados em proporção social adequada e estequiométrica, é que formam no cadinho divino do GADU a argamassa que molda os verdadeiros maçons. O maçom verdadeiro, é um ser humano especial, diferenciado das outras pessoas, com o dever de melhorar e modificar a humanidade através de seu bom exemplo. O maçom verdadeiro tem que ser virtuoso e obstinado em sua missão de melhorar o mundo através da melhoria do ser humano e não deve nunca, por convicção, desistir ou se afastar desse objetivo. Vamos ver sobre você que nos lê agora e que está como membro integrante das hostes maçônicas: já mentiu de forma caluniosa sobre algum irmão?

- já quebrou a palavra empenhada a algum irmão?
- já conspirou contra algum irmão ou contra a sua Loja? seu Oriente?
- já ajudou o irmão ou a Loja ou a maçonaria em interesse próprio?
- já enganou algum irmão de forma matreira e/ou maliciosa?
- já boicotou o trabalho de algum irmão ou da sua Loja?
- já foi perdulário com seu irmão ou com sua Loja?
- já colocou a mão vazia no saco de beneficência tendo metais na carteira?
- já prejulgou seu irmão, sua Loja ou seu Oriente?

Maçom é mais que Iniciado, como já mencionado antes, maçom é uma condição espiritual e filosófica, onde a pureza da sua alma, das suas atitudes e dos seus sentimentos, são condições primordiais para sua existência como maçom e para a existência da verdadeira maçonaria.

Após a leitura desse texto, reflita sobre o conteúdo de sua vida maçônica: quem foi você esse tempo todo? o que está sendo você nesse momento?

AUTOR: Ir.•. M.•. I.•. Ernani Souza-Or.•. Recife – PE. Transcrito do Jornal Maçônico do Aprendiz, pág. 2, edição de outubro/2013