LOJA MAÇÔNICA DE SENTO SÉ ENCERRA O ANO COM “CHAVE DE OURO”

18/12/2013 12:14

A expressão “Fechar com Chave de Ouro” é muito comumente utilizada para se referir a um empreendimento que deu certo e cujo efeito foi belo e feliz. A sua origem relaciona-se – principalmente – às obras literárias. Por exemplo, num soneto, quando o poeta “encerra com chave de ouro” isso significa que ele conseguiu, no último verso, dar sentido a todo o restante da composição, ou seja, o último verso deve conter tudo aquilo que o poeta considera de mais essencial em sua mensagem.

 

Nesse sentido, os maçons da Loja Maçônica Deus Harmonia e Amor nº 149, Oriente de Sento Sé - BA, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia - GLEB, juntamente com os seus familiares, são, desta vez, igualados por equiparação a verdadeiros poetas que, por meio desta Sessão Magna Branca, realizada ontem (17), conseguiram obter um feliz remate de suas ações desenvolvidas no decorrer do exercício 2013.

 

O Venerável Mestre, Pod.’. Ir.’. Murillo Torres, converteu a Sessão Ordinária da Loja em Sessão Magna Branca, cuja finalidade foi realizar um Cerimonial Especial em comemoração ao Fim de Ano, com homenagens ao Natal e, ao mesmo tempo, dignificar o encerramento dos trabalhos do exercício 2013, bem como, exortar a todos sobre as perspectivas para 2014.

 

A Sessão Solene contou com a presença de 08 (oito) irmãos do Quadro, esforçados pela participação de 11 (onze) visitantes, entre irmão(s), cunhada(s), sobrinho(s) e sobrinha(s), que se reuniram motivados por sentimentos de gratidão ao Grande Arquiteto Do Universo, pelas conquistas alcançadas em 2013, incluídas as vitórias em face das “ordálias” enfrentadas.

 

O Cerimonial abordou vários temas como: (i) O Verdadeiro Significado do Natal; (ii) A Importância do Engajamento da Família nos trabalhos da Maçonaria; (iii) O Sentido da Comemoração do Nascimento de Cristo; (iv) A Razão Exata da Vinda de Jesus ao Mundo; (v) A Orientação da Consciência para a realidade de que Cristo habita em nós; (vi) Leitura e Reflexão sobre importantes passagens bíblicas e seu simbolismo; (vii) O “Eu Superior” e O “Cristo Interior”; (viii) “A Graça não vem de graça”; (ix) As paixões materiais enquanto vícios que escravizam a humanidade; (x) Missão do Verdadeiro Maçom; e, (xi) Inteligências: racional e emocional.

 

No decorrer do Cerimonial e, também, após o encerramento da Ordem do Dia, foram conciliadas, habilmente: (i) uma belíssima Saudação ao Pavilhão Nacional, realizada pelo Ir.’. Fillipe Torres; (ii) uma emocionante Saudação Especial às Cunhadas, realizada pelo Ir.’. Eron Schneider; (iii) uma brilhante Saudação aos Visitantes, realizada pelo Ir.’. Kauê Vieira; (iv) uma indispensável Reflexão sobre O Papel da Maçonaria na Sociedade Moderna, realizada pelo Ir.’. Saullo Torres; uma empolgante Reflexão sobre o Ano que se finda, realizada pelo Ir.’. Geraldo Cabral.

 

Foi um belíssimo e marcante Cerimonial, cuidadosamente elaborado, especificamente para a referida Sessão. Todos os presentes participaram ativamente da Sessão.

 

Agradecemos às nossas cunhadas por seu perfume e beleza a adornar o nosso Templo, bem como, por seus pronunciamentos de forma livre e motivada: Drª Angela Cristina Bacelar; Wildes Santana Sento Sé; Jamila da R. Saraiva; Fátima M. Cartele; Drª Jamile de Carvalho Cezário Torres; Mirian Santos da Silva Torres; Eliade Ribeiro de Carvalho.

 

Agradecemos, ainda, ao nosso Irmão visitante, Elienai Timóteo, do Oriente de São Paulo, que se encontrava a negócios em nosso Oriente e pôde participar conosco desta Sessão Branca. Esse agradecimento é extensivo aos nossos sobrinhos: Paulo Renato Torres (DeMolay), Gabrielly Ribeiro Torres e Felipe Ribeiro.

 

Esta Sessão representou uma verdadeira quebra de paradigmas. Afinal, muitas cunhadas disseram que somente após esta Sessão elas puderam ter uma noção mais precisa sobre “O que é Maçonaria”.

 

Estiveram presentes os seguintes irmãos do nosso Quadro: O Venerável Mestre, Pod.'. Ir.'. Murillo Torres da Silva Santos; O 1º Vigilante, Ir.’. Kauê Vieira de Cerqueira; O 2º Vigilante, Ir.'. Eron Leopoldo Schineider; O Orador, Ir.'. Sebastião Nilton Pereira Ribeiro Braga; O Secretário, Ir.'. Fillipe José Torres da Silva Santos; O 1º Experto, Ir.’. Saullo Torres da Silva Santos; O Mestre de Cerimônias, Ir.'. Jader da Rocha Sento Sé; e, O Guarda do Templo, Ir.'. Geraldo Cabral da Silva.

 

Ao final da Sessão, todos se dirigiram ao Restaurante Canoa, onde foi servido um delicioso jantar que foi muito apreciado e elogiado por todos.

Para ver mais fotos deste Evento, CLIQUE AQUI.